Nacionalismo, nacionalismo, nacionalismo..
Ouço tanto as pessoas falando isso atualmente que fico em dúvida se elas são de fato patriotas ou se gostam de estar na moda.
Tem mais hipocrisia do que a frase da bandeira nacional "Ordem e Progresso"?
O que vemos é um país que cada vez mais abre as portas para que os estrangeiros entrem e façam nele o que bem entender.
Particularmente não acho que essa seria uma coisa ruim, se os brasileiros fossem conscientes o suficiente para saber diferenciar o "ser mente aberta para outras culturas" do dar "liberdade total" para os outros literalmente invadirem seu território.
A maior motivo pelo qual me orgulho de ser brasileira é justamente pela rica mistura de culturas existente no nosso país. Se ter vindo morar em Natal me fez bem, foi principalmente pelos preconceitos que quebrei e por ter tido a oportunidade de conhecer lugares totalmente diferentes, com tradições diferentes, costumes diferentes e hábitos diferentes.
Estrangeiros? Ao meu ver são mais do que bem-vindos. Venham estudar, trabalhar, morar e conhecer mais nosso país, exatamente o mesmo que pretendo fazer quando for para os Estados Unidos.
Eu sei, dizem que a realidade é cruel e que - diferente de nós - eles não são tão abertos assim à imigrantes. Uma pena, se quer saber.
O que eu tanto critico nos 'pseudointelectuais' não é por sua paixão pelo Brasil, tampouco pela rebeldia contra o imperialismo norte-americano, mas por seu igual radicalismo, por seu igual preconceito ao querer idolatrar TUDO o que é do nosso país e ter repulsão por TUDO que é norte-americano.
Ora, façam-me o favor! Não é só porque tem muita mídia que é ruim, não é só porque quer vender que é ruim e não é só porque é daqui que é bom.
Bom é o que nos agrada, independente de divulgação ou de sua origem.
Eu sou brasileira com orgulho sim. Consigo ouvir Los Hermanos, Chico Buarque, Green Day, McFLY ou Arctic Monkeys. Gosto de inglês, uso all star, como no Mc Donalds, bebo coca-cola e vou na pré-estréia do Homem-Aranha.
Com licença? :)
0 comentários:
Postar um comentário